data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Com a transmissão comunitária da variante Ômicron, observa-se um novo perfil de infectados e de sintomas: o único grupo que ainda não completou o esquema vacinal, as crianças, passaram a apresentar sintomas respiratórios quando infectadas pela Covid-19.
Conforme a infectologista pediátrica Marceli Zamboni Bertoncello, nos anos anteriores de pandemia as pessoas que buscaram tratamentos em hospitais em decorrência da Covid já possuíam doenças prévias. Mas, agora, com a nova variante, as crianças sem comorbidades estão recorrendo aos hospitais e necessitando de internação, o que tem relação com a falta de proteção da vacina neste grupo.
- Não temos visto crianças com comorbidade internando, como ocorria nas outras variantes, agora são crianças saudáveis. É claro que vai continuar contaminando a comunidade em geral, mas esse aumento de infecções nas crianças é justificado porque elas são o único perfil de idade que não está protegido da vacina. A grande maioria delas apresenta quadros moderados de sintomas, são problemas respiratórios e comprometimento pulmonar, mas não tão graves assim - comenta a infectologista.
Husm suspende cirurgias eletivas devido ao alto índice de funcionários contaminados com Covid-19
SITUAÇÃO NOS HOSPITAIS
No Hospital Universitário de Santa Maria, eram cinco crianças internadas com complicações respiratórias na tarde de quarta, com idades entre 10 meses a 12 anos. Uma delas está em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As outras quatro estão em isolamento nas unidades de internação do Husm. Os pacientes não possuem aplicação de doses da vacina contra Covid-19.
Outra criança sem comorbidade está tratando uma deficiência respiratória em leito de UTI no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A paciente tem 10 meses de idade e é residente do município de São Borja, mas precisou ser encaminhada ao Complexo por causa do tratamento.
No Hospital Regional de Santa Maria não há internações de crianças contaminadas com o vírus.
ESTADO
De acordo com o painel de monitoramento da Covid-19, em todo o Estado são 13 pacientes confirmados com Covid-19 internados nos leitos de UTI pediátrica, e outros 19 suspeitos. Os dados foram atualizados na manhã desta quinta-feira, mas 42 hospitais estão em atraso no repasse de dados ao sistema, incluindo os hospitais de Santa Maria.
*Colaborou Eduarda Nenê da Costa